sexta-feira, 20 de junho de 2008

SAIA DO CATIVEIRO!


Imagine o desespero da família israelita quando a esposa engravidava! Se fosse menino, os pais não podiam contar com sua sobrevivência. O decreto de Faraó era claro: todos os recém-nascidos do sexo masculino teriam de ser sacrificados.

Tal lei objetivava impedir o crescimento do povo de Israel, já que ele era mais numeroso que os egípcios. Esse decreto cruel durou algum tempo. O suficiente para nascer Moisés.

O menino nasceu durante esse período duro e implacável. Mesmo assim os filhos de Israel continuaram se multiplicando. Faraó então mudou a tática, e ao invés de dizimar os recém-nascidos deixou-os viver. Mas, apenas, viver para servirem como escravos.

Quer dizer: o rigor da opressão egípcia apertava cada vez mais forte.

Faraó representava o diabo em relação ao povo de Deus. E quem simboliza o diabo nos dias atuais?

Os escravos recebiam matéria-prima na produção de tijolos. Mas, quando Moisés entrou em cena, Faraó os oprimiu ainda mais. Daquele momento em diante, eles mesmos teriam de providenciar o barro e produzir a mesma quantidade de tijolos que antes.

Portanto, gemidos e clamores são palavras doces para exprimir o terror social vivido pelos filhos de Israel.

O escravo era um prisioneiro obrigado a trabalhar. Seus direitos se resumiam apenas a uma ração diária e a noite para dormir.

Enquanto fossem saudáveis tinham que trabalhar, trabalhar e trabalhar… E se adoecessem, ainda assim tinham que trabalhar até a morte. Não havia saúde pública ou qualquer cuidado por parte do governo.

Portanto, seus gemidos de dor eram indescritíveis.

Mas como todo revés da vida tem seu lado positivo, com os filhos de Israel não foi diferente. Seus sofrimentos deram origem a uma revolta íntima e então nasceu o clamor coletivo.

Mas a quem clamar? Quem teria ouvidos para ouvi-los?

É justamente aí que entra a fé inteligente!

Apesar de serem pobres escravos miseráveis, ainda assim, dentro de si havia uma tênue fé no Deus de seus pais Abraão, Isaque e Israel, ou seja, a esperança de um dia ver o cumprimento de Suas promessas.

O mesmo também se dá com as pessoas sofridas. Estas também nutrem dentro de si a esperança de um belo dia sua sorte mudar. Apesar de não saberem como, de alguma forma nutrem essa esperança.

Imagine se elas tomam conhecimento de que há um Deus Vivo interessado em transformar suas vidas e que para isso é necessário apenas um passo de fé!...



Quando Deus chamou Moisés para libertar Seu povo o mesmo perguntou ao Senhor:

Quem sou eu para libertar os escravos do Egito?

“Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que Eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” (Êxodo 3.12)

O livramento dos filhos de Israel não aconteceu por causa dos seus merecimentos, mas por conta de um clamor de fé! Clamor de fé no Deus de Abraão, de Isaque e de Israel!

Assim também as bênçãos divinas não vêm por causa dos merecimentos, mas por um clamor de fé nas promessas de Deus.

Um comentário:

clayton disse...

Eu não sou membro desta igreja
mas minha sim mas gosto mto de
ler estas passagens biblicas se
quizeres pode mandar algumas no
meu email.clayton.ramosvg@hotmail.com
morador de varzea grande no bairrojardim esmeralda,sempre q estou em ksa assisto seu programa
fco mto feliz de ver pessoas sendo
salvas vc faz mtos milagres acontecerem parabens ...fca com Deus até mais...